Comunicação médico-paciente: uma habilidade que se treina
Atualizado: 27 de set.
Um familiar levanta a voz no corredor da UTI, acusando a equipe de esconder informação. O cirurgião, tentando ser claro e completo, começa a explicar o quadro clínico com calma. A situação piora.
Existe uma crença comum entre cirurgiões: comunicação é dom. Uns têm jeito, outros não, e não há muito o que fazer sobre isso além de torcer para ter nascido do lado certo. Os dados discutidos recentemente sugerem outra coisa.
A crença do dom
Do ponto de vista da neurociência, emoção não é um estado subjetivo qualquer, é um programa de ação, voltado para manter o organismo em equilíbrio diante de ameaça: luta, fuga ou congelamento. É rápida, instintiva, e existe para colocar o corpo em movimento antes de qualquer raciocínio.
Isso é o que sustenta a crença do dom. Se comunicação fosse só reação emocional espontânea, faria sentido que alguns tivessem mais jeito e outros menos, como personalidade. Mas há uma virada nessa lógica: se emoção é biologia previsível, ela também é algo que se pode antecipar, treinar e corrigir, como qualquer outro processo biológico que um cirurgião já lida na prática.
Enquanto o medo ou a desconfiança do paciente e da família não forem endereçados, qualquer explicação clínica, por mais correta que seja, tende a produzir o efeito contrário ao pretendido. Como resume um dos pesquisadores responsáveis por essa linha de estudo:
"se isso não for abordado antes, quanto mais você explica, menos você comunica."
Por que tratar isso como habilidade técnica muda o resultado
Boa parte dos conflitos entre equipe médica e família nasce de um medo mal identificado. O familiar teme descaso, mentira, omissão. O médico teme não ser compreendido, ser processado, ser acusado de fazer um tratamento excessivo ou insuficiente. Os dois lados projetam o próprio medo no outro, e a conversa começa hostil antes mesmo de tratar do problema real.
Há uma ilustração curiosa disso na literatura de neurociência, mencionada na discussão: um estudo publicado em uma revista de alto impacto testou pessoas com cegueira cortical, ou seja, com lesão bilateral no córtex occipital, cegas para todos os efeitos, mas com o aparelho óptico intacto. Ao serem apresentadas a fotos de rostos com diferentes expressões, essas pessoas identificavam sistematicamente o medo, mesmo sem processar a imagem conscientemente. A explicação proposta é que o nervo óptico projeta não só para o córtex visual, mas também diretamente para a amígdala. Não é que a pessoa enxerga o medo, ela sente o medo.
É um estudo isolado e ilustrativo, não uma prova definitiva sobre comunicação clínica, mas ele sustenta a ideia central: o medo se transmite por tom de voz, postura, microexpressões, antes de qualquer palavra, de forma tão automática quanto um reflexo. E reflexo automático, do ponto de vista técnico, é exatamente o tipo de coisa que um protocolo consegue interceptar e redirecionar.

O protocolo de comunicação médico-paciente
Se comunicação médico-paciente é uma habilidade técnica, ela tem passos. A discussão propõe uma sequência para qualquer conversa difícil, seja com paciente, seja com familiar:
Perguntar em vez de explicar. Uma pergunta aberta e simples, como "o que te preocupa?", devolve à pessoa o espaço para falar antes de você falar.
Escutar de fato enquanto se acalma. Isso significa resistir ao impulso de interromper com a explicação clínica, mesmo quando a cabeça já está em outro lugar, pensando na próxima tarefa do plantão. A comparação usada na discussão é direta: é como procurar uma veia com ultrassom, não adianta desistir no primeiro obstáculo e forçar a passagem.
Ressoar a emoção, não o conteúdo. Não é hora de analisar, prescrever ou corrigir. É repetir de volta o que a pessoa parece estar sentindo: "entendi que você está muito preocupado com sua mãe". Repetir o ciclo até a pessoa se acalmar de fato, emendando com uma nova pergunta aberta quando necessário, antes de avançar para qualquer explicação técnica. Só depois desse ciclo, segundo a discussão, a informação clínica tem chance real de ser compreendida e aceita.
Os números que sustentam essa ideia
Essa sequência foi testada formalmente em um estudo-piloto com residentes, com um desenho que lembra como se avalia a curva de aprendizado de qualquer técnica cirúrgica. Antes e depois de um treinamento curto, cada residente conversava com um ator treinado para simular um paciente ou familiar em situação emocionalmente carregada, em um cenário de simulação realística voltado para avaliação. A interação era avaliada em oito domínios de comunicação, numa escala de 1 a 5, sob três perspectivas: a autoavaliação do residente, a avaliação do ator e a avaliação de um observador externo que assistia à gravação.
Antes do treinamento, as notas eram baixas e consistentes entre os três avaliadores, um efeito de piso generalizado. Os domínios mais críticos eram justamente responder à emoção do paciente, lidar com desconfiança e comunicar prognóstico. Depois de um treinamento de quatro horas, a média das notas subiu para a faixa de 4,5 em 5.
A amostra é pequena, nove residentes, e os próprios responsáveis pelo estudo fazem questão de frisar essa limitação: o trabalho sinaliza uma tendência, não permite grandes conclusões fechadas, e uma nova pesquisa com amostra maior está em andamento. Ainda assim, um salto de nota dessa magnitude em quatro horas não é o padrão esperado de um traço de personalidade. É o padrão esperado de uma técnica que estava simplesmente sem treino deliberado.
O que fica para a prática
Voltando ao corredor da UTI: o familiar que levanta a voz não está pedindo, a princípio, mais informação médica. Está pedindo para ser ouvido antes de ouvir. Se comunicação médico-paciente de fato se comporta como habilidade treinável, a pergunta deixa de ser "eu tenho jeito para isso" e passa a ser "eu já treinei isso alguma vez, deliberadamente, como treino qualquer outra técnica"?
Da última vez que uma conversa difícil escalou na sua rotina, o problema foi falta de jeito ou falta de treino?
%20(1).png)



Comentários